DÚVIDAS?
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
PERGUNTAS FREQUENTES
COMO IMPERMEABILIZAR CAIXA D'ÁGUA DE ALVENARIA OU CONCRETO (ENTERRADA)?
Inicialmente a caixa deve ser regularizada com argamassa impermeável feita com Masterlife WP 300 e depois como acabamento pode receber Masterseal 515 ou Masterseal 550. O procedimento de impermeabilização pode ser feito da seguinte forma: Sobre a superfície limpa e úmida fazer chapisco com Mastercast 102. Argamassa para chapisco: 1 parte de cimento - 3 partes de areia grossa lavada e amolentar com a solução Mastercast 102:água (1:2), até ficar na consistência desejada. Argamassa impermeável: 1 parte de cimento - 3 partes de areia média - 2 kg de Masterlife WP 300 por saco de cimento (50 kg). Nunca usar cal. Acabamento com o Masterseal 515 ou Masterseal 550: Aplicar com broxa ou trincha, 3kg a 4kg por m² em demãos cruzadas do Masterseal 515 ou Masterseal 550. Obedecer intervalo de, aproximadamente 4 horas entre as demãos. Os reservatórios podem receber água de 3 a 5 dias após a aplicação da última demão do produto, conforme a temperatura, ventilação e umidade relativa no local. . Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR CAIXA D'ÁGUA DE FIBROCIMENTO?
Existem duas formas: 1)Aplicar com broxa ou trincha, 3 a 4 demãos cruzadas do Masterseal 515 ou do Masterseal 550. Estes produtos são aplicados com a superfície limpa e úmida, deve ser obedecido o intervalo de 4 horas entre demãos. As caixas d’água podem receber água de 3 a 5 dias após a aplicação da última demão do produto conforme a temperatura, ventilação e umidade relativa no local. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR CAIXA D'ÁGUA ELEVADA?
Inicialmente a caixa d’água deve ser regularizada para que depois receba a impermeabilização que poderá ser feita com: PRIMER MANTA PreferPrimer e MANTA ASFALTICA PREFER POLIÉSTER ou Masterseal Regularização da superfície: A superfície deve estar limpa e úmida. Chapiscar com cimento:areia grossa lavada (1:3) e amolentar com a solução Mastercast 102: água (1:2) até se obter a consistência desejada. Regularizar com cimento:areia média (1:3), adicionar 2 kg de Masterlife WP 300 saco de cimento (50 kg), deixando os cantos arredondados na horizontal e vertical. Impermeabilização com PRIMER MANTA PreferPrimer e MANTA ASFALTICA PREFER POLIÉSTER: Após secagem da regularização aplicar o PRIMER MANTA PreferPrimer. A MANTA ASFALTICA PREFER POLIÉSTER pode ser colocada entre 4 a 6 horas após a aplicação do primer, dependendo das condições locais de temperatura e ventilação. Chapiscar com cimento:areia grossa lavada 1:3, amolentar com a solução de Mastercast 102:água 1:2 até ficar na consistência desejada. Fazer reboco com cimento:areia média 1:3, espessurar de 2 cm. Recomenda-se cuidado na utilização e manuseio do maçarico e o uso de equipamentos de proteção individual. Manta asfáltica deve ser aplicada apenas por profissionais habilitados. Impermeabilização com Masterseal 515 e Masterseal 550 : Sobre a regularização, aplicar 1 demãos do Masterseal 515 e aguardar 3 horas antes de aplicar o Masterseal 550. Masterseal 550 é aplicado com trincha ou broxa, em 3 a 4 demãos cruzadas, na quantidade suficiente para se atingir o consumo de 3,0kg/m². Obedecer intervalo de 3 a 5 horas entre as demãos. As estruturas impermeabilizadas com Masterseal 550, podem receber água de 3 a 5 dias após a aplicação, conforme a temperatura, ventilação e umidade relativa no local. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR PISCINA ELEVADA ( CONCRETO / ALVENARIA )?
Inicialmente a caixa d’água deve ser regularizada para que depois receba a impermeabilização que poderá ser feita com: PRIMER MANTA PreferPrimer e MANTA ASFALTICA PREFER POLIÉSTER ou Masterseal Regularização da superfície: A superfície deve estar limpa e úmida. Chapiscar com cimento:areia grossa lavada (1:3) e amolentar com a solução Mastercast 102: água (1:2) até se obter a consistência desejada. Regularizar com cimento:areia média (1:3), adicionar 2 kg de Masterlife WP 300 saco de cimento (50 kg), deixando os cantos arredondados na horizontal e vertical. Impermeabilização com PRIMER MANTA PreferPrimer e MANTA ASFALTICA PREFER POLIÉSTER: Após secagem da regularização aplicar o PRIMER MANTA PreferPrimer. A MANTA ASFALTICA PREFER POLIÉSTER pode ser colocada entre 4 a 6 horas após a aplicação do primer, dependendo das condições locais de temperatura e ventilação. Chapiscar com cimento:areia grossa lavada 1:3, amolentar com a solução de Mastercast 102:água 1:2 até ficar na consistência desejada. Fazer reboco com cimento:areia média 1:3, espessurar de 2 cm. Recomenda-se cuidado na utilização e manuseio do maçarico e o uso de equipamentos de proteção individual. Manta asfáltica deve ser aplicada apenas por profissionais habilitados. Impermeabilização com Masterseal 515 e Masterseal 550 : Sobre a regularização, aplicar 1 demãos do Masterseal 515 e aguardar 3 horas antes de aplicar o Masterseal 550. Masterseal 550 é aplicado com trincha ou broxa, em 3 a 4 demãos cruzadas, na quantidade suficiente para se atingir o consumo de 3,0kg/m². Obedecer intervalo de 3 a 5 horas entre as demãos. As estruturas impermeabilizadas com Masterseal 550, podem receber água de 3 a 5 dias após a aplicação, conforme a temperatura, ventilação e umidade relativa no local. Ao redor de ralos e nos cantos arredondados, indicamos como reforço, intercalar entre a 1ª e a 2ª demão de Masterseal 550, o tecido de poliéster Ernetex. No assentamento do revestimento cerâmico utilizar argamassa colante tipo ACII. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR PISCINA ENTERRADA?
A piscina enterrada deve ser impermeabilizada com argamassa impermeável feita com Masterlife WP300 e depois receber como acabamento Masterseal 515ou Masterseal 550. A impermeabilização poderá ser feita conforme as seguintes etapas: 1º Dia: Chapisco com Mastercast 102 Traço: 1 parte cimento e 3 partes areia grossa lavada, amolentar com a solução 1 parte Mastercast 102 e 2 partes água, até se obter a consistência desejada. Reboco com Masterlife WP300 com 1 cm de espessura deixando os cantos arredondados. Traço: 1 parte cimento e 3 partes areia média, 2 kg Masterlife WP300 para cada 50 kg cimento. 2º Dia: Repetir as mesmas operações. 3º Dia: Repetir as mesmas operações. Depois de feito este procedimento, aplicar o Masterseal 515ou Masterseal 550, com broxa ou trincha, em 3 a 4 demãos cruzadas. Obedecer intervalo de, aproximadamente, 4 horas entre as demãos. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO CORRIGIR UMIDADE EM RODAPÉS?
Remover todo o revestimento, chegado na alvenaria, até a altura de 1,2 m a partir do rodapé. Aplicar o Masterseal 515 com broxa ou trincha, na forma de pintura, em 3 a 4 demãos cruzadas, obedecendo intervalo de aproximadamente 4 horas entre elas. Chapiscar com cimento:areia grossa lavada (1:3), amolentar com a solução Mastercast 102:água (1:2), até obter a consistência desejada. Refazer o reboco com argamassa cimento:areia média (1:3), adicionando 2 kg de Masterlife WP 300/saco de cimento (50 kg), espessura 1 cm. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR PAREDE EXTERNA SEM REVESTIMENTO?
Existem duas formas de impermeabilizar paredes externas, são elas: A) impermeabilização com Masterlife WP300 e Masterseal 515: Sobre a alvenaria fazer chapisco com cimento:areia grossa lavada (1:3), amolentar com a solução de Mastercast 102:água 1:2. Fazer reboco com cimento: areia média (1:3), utilizando 2 kg de Masterlife WP300/saco de cimento (50 kg). Após secagem total da argamassa de reboco, superfície estando ligeiramente úmida, limpa e isenta de poeira. Aplicar o Masterseal 515 com broxa ou trincha, em 3 a 4 demãos cruzadas. Obedecer intervalo de aproximadamente 4 horas entre as demãos. As paredes tratadas podem receber massa corrida, argamassa colante, tinta à base água; não pode ser aplicada massa fina e tinta à base de solvente. Não aplicar sob sol intenso. B) impermeabilização com Masterlife WP300 e Masterseal 675: Sobre a alvenaria fazer chapisco com cimento:areia grossa lavada (1:3), amolentar com a solução de Mastercast 102:água 1:2. Fazer reboco com cimento: areia média (1:3), utilizando 2 kg de Masterlife WP300 /saco de cimento (50 kg). Após secagem total da argamassa de revestimento, superfície estando limpa e isenta de poeira. Aplicar com rolo, trincha ou broxa, em 2 a 3 demãos do Masterseal 675. Diluir a 1ª demão em até 10% de água. Aplicar as demais puras, em intervalo de 3 horas entre as demãos. Aguardar a secagem do Masterseal 675 por, no mínimo, 3 dias (25º), antes de efetuar aplicação de tinta látex acrílica. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR PAREDE INTERNA COM UMIDADE, COM SOLO ENCOSTADO NA PAREDE EXTERNA?
Remover todo o revestimento, chegado na alvenaria, a partir do rodapé. Aplicar o Masterseal 515 com broxa ou trincha, na forma de pintura, em 3 a 4 demãos cruzadas, obedecendo intervalo de aproximadamente 4 horas entre elas. Chapiscar com cimento:areia grossa lavada (1:3), amolentar com a solução Mastercast 102:água (1:2), até obter a consistência desejada. Refazer o reboco com argamassa cimento:areia média (1:3), adicionando 2 kg de Masterlife WP 300/saco de cimento (50 kg), espessura 1 cm. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
QUE IMPERMEABILIZAÇÃO PODE SER FEITA SOBRE RECOBO EXTERNO?
Remover todo o revestimento, chegado na alvenaria, até a altura de 1,2 m a partir do rodapé. Aplicar o Masterseal 515 com broxa ou trincha, na forma de pintura, em 3 a 4 demãos cruzadas, obedecendo intervalo de aproximadamente 4 horas entre elas. Chapiscar com cimento:areia grossa lavada (1:3), amolentar com a solução Mastercast 102:água (1:2), até obter a consistência desejada. Refazer o reboco com argamassa cimento:areia média (1:3), adicionando 2 kg de Masterlife WP 300/saco de cimento (50 kg), espessura 1 cm. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR POÇO DE ELEVADOR (CONCRETO/ALVENARIA)?
Existem duas formas de impermeabilizar poço de elevador, são elas: A) Em Alvenaria: Impermeabilização com Masterlife WP300 e Masterseal 515: Sobre a alvenaria aplicar o Masterseal 515 com broxa ou trincha, em 4 kg/m² em demãos cruzadas. Obedecer intervalo de aproximadamente 4 horas entre as demãos . Chapiscar com cimento:areia grossa lavada (1:3), amolentar com a solução Mastercast 102:água (1:2), até obter a consistência desejada. Fazer o reboco com argamassa cimento:areia média (1:3), adicionando 2 kg de Masterlife WP 300/saco de cimento (50 kg), espessura 1 cm. B) Em concreto: Impermeabilização com Penetron Admix ou Penetron B-1) Em concreto já existente O concreto a ser tratado com uma impermeabilização por cristalização total PENETRON® deve ser limpo e ter a porosidade superficial aberta. Deve-se remover resíduos de pasta de cimento, pó, sujeiras, óleo desmoldante e agentes de cura mediante hidrojateamento de alta pressão, jato de areia úmida ou escova de aço. Aplicar o PENETRON® em uma ou duas demãos, (consumo 1,4 kg/m²), de acordo com as recomendações para aplicação manual ou por projeção. Quando são especificadas duas demãos, aplicar a segunda demão enquanto a primeira ainda estiver fresca. Após a aplicação: As áreas tratadas devem ser mantidas úmidas por um período de 5 dias e devem ser protegidas contra o sol e vento. B-2) Antes da concretagem O PENETRON ADMIX®: deve ser adicionado ao concreto no momento da produção deste. Sua dosagem é de 0,8% à 1,0 % em relação à massa de cimento. Misturar PENETRON ADMIX® com água até formar uma lama fina (por exemplo) um saco de 18 kg de PENETRON ADMIX® com 22,7 litros de água). Despejar o requerido conteúdo de material no caminhão betoneira e misturar durante pelo menos 5 minutos para assegurar uma distribuição homogênea do PENETRON ADMIX® no concreto. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR JORRO DE ÁGUA
O substrato deve estar limpo e livre de qualquer contaminação superficial, como óleos, graxas, poeiras, sujeira, etc. Para aplicações subaquáticas, a superfície deve esta livre de algas. Remova qualquer concreto solto ou enfraquecido. Qualquer fissura com menos de 2 cm de largura ou profundidade devem ser configuradas para esta dimensão. Os melhores resultados serão alcançados se o interior da cavidade for cortado de modo que a profundidade seja mais larga que a abertura da superfície, isso cria uma cavidade interna que permite o WATERPLUG. Após a mistura, aplicar o WATERPLUG imediatamente na área. O material deve ser formado em uma cunha e forçado na direção da infiltração. Comprimir bem a mistura na área e então segurar firmemente no lugar por 90 segundos. (Usar luvas de borracha). Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR O ALICERCE?
No capeamento dos alicerces deve ser aplicada uma camada de argamassa impermeável, com espessura mínima de 1,5 cm e descendo 15 cm nas laterais, com o seguinte traço 1 parte de cimento, 3 partes de areia média e 2 kg de Masterlife WP 300 por saco de cimento (50 kg). Assentar as 3 primeiras fiadas de tijolo ou bloco com a mesma argamassa. Após a completa secagem da argamassa impermeável, aplicar 2 demãos do Masterseal 515. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR ÁREAS FRIAS (BANHEIROS, BOXES, ÁREAS DE SERVIÇO, COZINHA) UTILIZANDO ARGAMASSA POLIMÉRICA?
Sobre o concreto, fazer o contra piso com argamassa impermeável cimento: areia média (1:3) com 2 kg Masterlife WP300/ saco de cimento (50 kg), na espessura de 2 cm ou mais. Para melhorar a aderência entre o contra piso e a laje, ela deve ser umedecida algumas horas antes de se lançar a argamassa. Uma perfeita aderência, entretanto, é obtida utilizando um composto adesivo cimento: areia média (1:3) amolentar com Mastercast 102 ou Mastercast 104: água (1:2). Aplicar este composto na laje, com vassoura e, em seguida, ainda úmido, lançar a argamassa do contra piso. Sobre a argamassa impermeável já regularizada, aplicar de 3 a 4 demãos cruzadas do Masterseal 515 ou Masterseal 550. Obedecer o intervalo de aproximadamente 4 horas entre as demãos. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO IMPERMEABILIZAR CALHA (ALVENARIA/ METALICA) ?
A SUPERFÍCIE A SER IMPERMEABILIZADA DEVE ESTAR LIMPA (SEM PARTES SOLTAS E INCRUSTAÇÕES) E SECA ANTES DA APLICAÇÃO. REGULARIZAR PERFEITAMENTE COM ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA TRAÇO 1:4, DANDO CAIMENTO MÍNIMO DE 1% EM DIREÇÃO AOS COLETORES DE ÁGUAS PLUVIAIS / RALOS. Aplicar a membrana acrílica Masterseal 675com rolo, trincha ou broxa, em 2 a 3 demãos . Diluir a 1ª demão em até 10% de água. Aplicar as demais puras, em intervalo de 3 horas entre as demãos. Consumo aproximado de 1,4 kg/m² Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
QUAIS PRODUTOS PODEM SER UTILIZADOS PARA IMPERMEABILIZAR A LAJE?
Para que as lajes sejam impermeabilizadas, primeiramente elas devem ser regularizadas adequadamente. A impermeabilização de lajes poderá ser feita com os seguintes produtos conforme dimensão da laje e utilização: Masterseal 675, Elasteq Imperbox (SBR), Manta Asfáltica PreferManta Poliester, Manta Asfáltica PreferManta Alumínio. Impermeabilização de laje não trafegável com Masterseal 675: Com a laje regularizada adequadamente, completamente limpa, seca e com caimento mínimo de 1% em direção aos coletores de águas pluviais / ralos, aplicar com rolo, trincha ou broxa, em 2 a 3 demãos do Masterseal 675. Diluir a 1ª demão em até 10% de água. Aplicar as demais puras, em intervalo de 3 horas entre as demãos. Aguardar a secagem do Masterseal 675 por, no mínimo, 3 dias (25º). A impermeabilização deve subir 20 cm nos rodapés e descer nos ralos 10 cm. Áreas sujeitas à movimentação, tais como lajes pré, juntas, trincas, ralos e cantos devem receber um reforço entre a primeira e a segunda camada, utilizando-se o tecido tela de poliester IND 2x2. Impermeabilização de laje com Elasteq Impebox (SBR): Com a laje regularizada adequadamente, completamente limpa e seca e caimento mínimo de 1% em direção aos coletores de águas pluviais / ralos, aplicar com rolo, trincha ou broxa, em 2 a 3 demãos do Elasteq Impebox . Diluir a 1ª demão em até 10% de água. Aplicar as demais puras, em intervalo de 3 horas entre as demãos. Aguardar a secagem do Elasteq Impebox por, no mínimo, 7 dias (25º). A impermeabilização deve subir 20 cm nos rodapés e descer nos ralos 10 cm. dando caimento mínimo de 1% em direção aos coletores de águas pluviais / ralos. Áreas sujeitas à movimentação, tais como lajes pré, juntas, trincas, ralos e cantos devem receber um reforço entre a primeira e a segunda camada, utilizando-se o tecido tela de poliester IND 2x2. Após 7 dias da última camada de a impermeabilização deve ser protegida dos raios solares e do transito de pessoas. Sobre a ultima camada de Elasteq Impebox. Acabamento pode ser assentado diretamente sobre a impermeabilização, utilizando argamassa AC3. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
QUAIS SÃO OS TIPOS DE MANTAS ASFÁLTICA E ONDE SÃO APLICADAS?
Manta Asfáltica é um sistema de impermeabilização, pré-moldado, á base de asfalto modificado com polímeros e pronto para aplicação. A Manta Asfáltica é apresentada em três opções, para os variados tipos de aplicação. MANTA ASFALTICA POLIETILENO: para lajes internas, lajes externas de pequenas dimensões, terraços, floreiras, áreas frias, etc. MANTA ASFALTICA ALUMÍNIO: para áreas expostas sem trafego tais como: Lajes, calhas, sheds, cúpulas, etc. Dispensa proteção mecânica. MANTA ASFALTICA POLIÉSTER: para área, interna ou externa, de qualquer dimensão, lajes, terraços, floreiras, áreas frias, etc. Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
A LAJE JÁ FOI CONCRETADA COMO DEVE SER REGULARIZADA?
A laje deve ser regularizada, com caimento de 1% para os ralos, com os cantos arredondados, o que se chama meia cana. Com a superfície da laje limpa, executar a regularização com argamassa impermeável na espessura mínima de 2 cm, utilizando 1 parte de cimento, 4 partes de areia média e 2 kg de Masterlife WP 300 para cada saco de cimento (50 kg) e sem cal (lembrar que o Masterlife WP 300 é sempre dissolvido na água de amassamento). Observar caimento mínimo de 1% na direção dos coletores: a cada metro de laje o nível desce 1 cm. Para melhorar a aderência do contra piso, deve-se umedecer a laje antes de se lançar a argamassa regularizadora sem deixar água empoçada. Uma perfeita aderência, entretanto, é obtida utilizando um composto adesivo com 1 parte de cimento e 3 partes de areia média e amolentar com a solução de 1 parte de Mastercast 102 para 2 partes de água, até se obter uma consistência de nata. Aplicar este composto na laje, com vassoura e, em seguida, ainda úmido, lançar a argamassa para regularização impermeável. Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO TRATAR (CONSERTAR) TRINCAS EM CONCRETO
Para o tratamento de estruturas é necessário utilizar materiais com alta resistência mecânica à compressão, à tração e ao cisalhamento. O MasterInject 190 é um dos materiais recomendados para o tratamento das trincas e fissuras. Por tratar-se de material rígido após a cura, é importante restringir o tratamento somente às fissuras e trincas passivas, isto é, que não apresentam movimentação. - Baixa viscosidade, permite aplicações por injeção em fissuras a partir de 0,2 mm; - Permite aplicação por gravidade, sem a necessidade de executar furos e fixar bicos de injeção; - Alto poder de penetração e alta aderência; - Possui elevadas resistências mecânicas; - Após endurecimento, não apresenta retração; -Resistente a intempéries; - Possui resistência química Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO TRATAR FISSURAS EM PAREDES REBOCADAS?
As fissuras nas paredes podem ser causadas por uma série de fatores, os mais comuns são retração das argamassas, ausência de cura, uso de areia inadequada ou contaminada, etc. As fissuras apresentam uma espessura igual ou inferior a 0,5 mm e as microfissuras apresentam uma espessura igual ou menor que 0,05 mm. Preparo do substrato: As superfícies devem ser porosas, regularizadas, limpas, secas e isentas de poeira. As superfícies já pintadas devem ser preparadas convenientemente até ficarem nas condições descritas anteriormente. Tratamentos: Microfissuras: No caso de microfissuras as mesmas podem ser tratadas diretamente com Masterseal 675 que é um impermeabilizante acrílico contra batidas de chuva. Aplicar em toda superfície, com rolo, trincha ou broxa de 2 a 3 demãos, com o intervalo mínimo de 4 horas entre elas. Aplica-se a primeira demão do Masterseal 675 diluída em até 10% de água, para uma melhor penetração e nas demãos seguintes aplicar o produto puro. Fissuras: No caso de fissuras, podem ser tratadas com o Duroteq Selante Acrílico. As aberturas podem ter no máximo 5 x 5 (mm). Após a secagem do Duroteq Selante Acrílico aplica-se a primeira demão do Masterseal 675 diluída em até 10% de água. Masterseal 675 é aplicado com rolo, trincha ou broxa de 2 a 3 demãos, com o intervalo mínimo de 4 horas entre elas. Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO TRATAR TRINCAS EM LAJES?
Para o tratamento de estruturas é necessário utilizar materiais com alta resistência mecânica à compressão, à tração e ao cisalhamento. O MasterInject 190 é um dos materiais recomendados para o tratamento das trincas e fissuras. Por tratar-se de material rígido após a cura, é importante restringir o tratamento somente às fissuras e trincas passivas, isto é, que não apresentam movimentação. - Baixa viscosidade, permite aplicações por injeção em fissuras a partir de 0,2 mm; - Permite aplicação por gravidade, sem a necessidade de executar furos e fixar bicos de injeção; - Alto poder de penetração e alta aderência; - Possui elevadas resistências mecânicas; - Após endurecimento, não apresenta retração; -Resistente a intempéries; - Possui resistência química Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO FAZER REBOCO TÉRMICO?
Misturando-se a Vermifloc (Vermiculita expandida) ao traço convencional (cimento, areia e cal) resultará numa argamassa leve de baixa condutividade térmica, ideal para o tratamento da condução de calor entre sistemas de alvenaria. A argamassa para reboco com Vermifloc constitui uma solução de tratamento termoacústico para sistemas de alvenaria. Em ambientes com climatizadores reduz em até 20% o gasto com energia elétrica. Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO FAZER CONCRETO LEVE?
A utilização da argila expandida na formação de concreto leve, não só pela redução do peso, mas também pela diminuição significativa de custos de fundação, vem se mostrando cada vez mais vantajosa se comparada à utilização de estruturas em concreto convencional com massa específica convencional. Nos últimos anos tem-se observado a utilização do concreto leve com Argila Expandida CINEXPAN em edifícios de múltiplos andares, pontes, recuperação estrutural e plataformas marítimas.
Para Concreto Leve Estrutural Fck = 30 Mpa, Densidade: 1.750 kg/m³ 400 kg de cimento CP-V-ARI, 840 kg de areia (natural + artificial), 320 kg de argila expandida tipo 1506, 190 litros de água, 3,20 litros de aditivo polifuncional (Mastermix 211).
Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
Quais Principais benefícios do Metacaulim?
Metacaulim HP ULTRA é a solução ideal em obras de grande porte, barragens, portos, obras de saneamento, entre outras, largamente utilizada nas principais obras do país. É constituído por metacaulim, aplicado no concreto, pasta de cimento e argamassa. Aumento das resistências mecânicas à compressão, tração e abrasão, em todas as idades, em até 40%. - Redução e controle das reatividades álcali-agregado em até 95%. - Aumento da resistência ao ataque por sulfato, ácidos e outros agentes químicos. - Redução da penetração de cloretos em até 75%. - Redução da corrosão de armaduras. - Diminuição do calor de hidratação e da fissuração de origem térmica. - Diminuição da porosidade e permeabilidade em até 90%. - Melhoria estética da superfície, controle da eflorescência, fissuração e desgaste. - Reologia melhorada: maior coesão, até 90% menos exsudação, redução em até 50% da reflexão em concretos projetados, maior fluidez e menos segregação em concretos autoadensáveis. Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
QUAIS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA SÍLICA ATIVA (MICROSSÍLICA)?
A Sílica Ativa é um pó fino pulverizado decorrente do processo de fabricação do silício metálico ou ferro silício. Portanto é um produto de origem metalúrgica, o que lhe confere maior estabilidade quanto a sua composição química e física. A adição de teores entre 5 e 8% de Sílica Ativa em relação ao peso do cimento melhora as características dos concretos e argamassas, tanto no estado fresco quanto no endurecido. Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ADITIVO ACELERADOR DE PEGA?
São aditivos especialmente desenvolvidos para a fabricação de concretos de cimento Portland com os mais distintos tipos de cimento que dispomos no Brasil. Sua dosagem pode ser ajustada para atender os mais rigorosos requisitos de fluidez, manutenção da trabalhabilidade e redução do consumo de cimento. Permitindo produzir concreto cuja necessidade seja à redução no tempo de pega do concreto, seu melhor benefício é obtido quando utilizado em: • Reparos Urgentes; • Concreto para pré-fabricados armados; • Assentamento e apoio de máquinas; • Pisos industriais; • Fixação e chumbamentos; Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ADITIVO PLASTIFICANTE POLIFUNCIONAL?
São aditivos líquidos para concreto, livre de cloretos e pronto para uso. Composto por substâncias que atuam como dispersantes do material aglomerante propiciando elevada redução de água com ou sem alteração do tempo de pega do concreto (retardador de pega ou pega normal). Compatível com todos os tipos de cimento Portland; • Concreto mais uniforme e com melhor qualidade; • Aumento da coesão e redução da segregação; • Incremento da manutenção de slump; • Facilita o adensamento e lançamento; • Facilita o bombeamento; • Permite a redução do fator água/cimento • Aditivo com características polifuncionais podendo ser dosado em uma ampla faixa, propiciando efeitos diferentes de acordo com a aplicação do concreto; • Permite o incremento da resistência à compressão e flexão; • Permite o aumento do módulo de elasticidade; • Permite o aumento da durabilidade do concreto; • Melhor acabamento do concreto endurecido; • Permite a redução da permeabilidade; • Permite a redução da retração diminuindo a tendência à fissuração do concreto. Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO APLICAR JUNTA FUGENBAND?
A colocação da Junta Fugenband deve obedecer aos seguintes critérios: • A distância mínima entre a ferragem e a aba da junta deverá ser de 1.1/2 vezes o tamanho do agregado máximo • Para obras com grandes solicitações de estanqueidade, recorre-se à colocação de 2 perfis paralelamente • A fixação da junta deve ser feita utilizando grampos ou estribos específicos, ancorados na armadura ou nas formas, garantindo a manutenção do perfil na posição correta, evitando deslocamentos durante a concretagem e a vibração do concreto Solda A emenda de topo da Junta Fugenband Diprotec se dará através do aquecimento das extremidades em contato com uma chapa metálica, previamente aquecida a 170ºC. Quando iniciar a fusão da junta, a chapa é retirada, unindo os topos. No canteiro de obras somente deverão ser executadas soldas de topo. Não aquecer excessivamente a chapa, pois haverá a carbonização do PVC, comprometendo a solda. Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
COMO APLICAR FITA HIDROEXPANSIVA?
Solução ideal para utilização em juntas de concretagem, concedendo a estrutura estanqueidade mediante pressões hidrostáticas. Sua flexibilidade permite que seja instalada em superfícies irregulares, além de agilizar o processo. Pode ser utilizada em barragens, reservatórios, estações de tratamento de água ou esgoto, pré-moldados, túneis, entre outros. Sempre usar adequadamente o primer adequado para evitar o deslocamento do produto durante o lançamento do concreto. Pode ser necessário utilizar pregos de alvenaria ou outros artifícios mecânicos para segurar a fita em faces verticais. • Instalar a fita não menos do que 5 cm da face do concreto, no eixo da junta. Se houver a formação de reentrância na junta, na forma de canaleta, instale-o no fundo desta canaleta. • Quando utilizado em tubos e outras estruturas metálicas, deve ser cortado no comprimento medido e colocado ao redor da estrutura unindo as duas pontas. • Em todos os casos, a junta deve estar em contato direto com o substrato ao logo de todo o comprimento da instalação. A Fita Hidroexpansiva não é um vedante de juntas de expansão e adequado apenas para juntas de concreto sem movimento. • Não deve ser instalado em água parada ou superfícies congeladas ou geladas. Obs.: É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte nossa equipe técnica em Fortaleza (Ceará) e em Teresina (Piauí).
ENTRE EM CONTATO
NAVEGAÇÃO
Home Quem Somos Soluções Novidades Dúvidas Contato
LOJA FORTALEZA
contato@solucaoconstrucoes.com.br
(85) 3232.3434 - (85) 3232.6130
(85) 982.012345
Av. Alberto Craveiro, 530
Dias Macedo - Fortaleza/CE
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
contato@solucaoconstrucoes.com.br
(85) 3232.3434 - (85) 3232.6130
(85) 982.012345
Av. Alberto Craveiro, 530
Dias Macedo - Fortaleza/CE
LOJA TERESINA
contato@solucaoconstrucoes.com.br
(86) 3223.7432
(86) 99958.0720
Avenida dos Expedicionários, 941
Rec. das Palmeiras - Teresina/PI
© 2019 - Todos os direitos reservados - Solução Produtos para Construção